quinta-feira, 28 de junho de 2018

Trajetória de Júlio Ruivo



Júlio Ruivo
Júlio César Viero Ruivo (Santiago, 13 de abril de 1960) é um médico veterinário, professor universitário e político brasileiro, filiado ao Partido Progressista (PP). Foi prefeito de Santiago, de 2009 a 2016.


Vida pessoal e formação
Júlio César Viero Ruivo é filho de Benoni Ruivo e Delci Viero Ruivo. Em 1985, se formou em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Pós-graduado em Gestão Pública de Cidades, pela URI Santiago (2007). Mestre em Planejamento Urbano e Regional, UFRGS (2012). Palestrante e consultor em Gestão Pública nas instituições: URI campus Santiago, UFSM, Unisc, Unipampa, IFRS, IFMinas Gerais, Sebrae/RS, Sebrae/Minas Gerais e Prefeituras do RS. É pai de Roseana, Nathalie e Leonardo.




Carreira política


Júlio Ruivo entrou para a política aos 28 anos, se elegendo vereador no ano de 1988. Em 1992, se reelegeu com uma votação maior e se tornou presidente da Câmara de Vereadores de Santiago em 1995. Em 1997, se reelegeu para o seu terceiro mandato. Por sua conduta e boa atuação legislativa foi convidado a compor chapa com José Francisco Gorski (Chicão)e disputar a prefeitura de Santiago. Ambos venceram com grande votação. 



Em 2001, na condição de vice-prefeito assume a Secretaria de Planejamento. O período em que esteve à frente desta secretaria foram essenciais para por no papel diversos projetos que mudaram Santiago nos anos seguintes.

Em 2003, aceita o desafio de se tornar secretário de Saúde do município, função que desempenhou até o final do primeiro mandato e todo o seguinte.

Em 2004, repete a dobradinha com Chicão (prefeito) e segue como vice, aumentando a votação de ambos.

Em 2008, disputa e vence a eleição para prefeito de Santiago. Foi a primeira vez que um ex-vereador conquistou o cargo maior do município.



Prefeito de Santiago
Em 2009, inicia o mandato em meio à crise financeira internacional, com diminuição de recursos federais e estaduais. Precisa focar num trabalho de gestão para economizar, manter os serviços da Prefeitura e ainda investir. Neste seu primeiro mandato, somou diversas conquistas:


- Revitalização do centro da cidade, com asfaltamento das principais ruas.
- Construção de novas escolas de educação infantil.
- Implantação de internet gratuita nos locais públicos.
- Criação do plano de carreira para o funcionalismo.
- Implantação de planos de saúde.
- Execução de projetos de mobilidade urbana, com estruturação de avenidas.
- Consolidação da Rua dos Poetas como ponto atrativo.
- Criação da Estação do Conhecimento, com a revitalização de prédio abandonado pela RFFSA, que se tornou um memorial e o Departamento de Cultura do município.
- Incentivo ao surgimento de novas empresas e de mais empregos.
- Implantação de políticas públicas que estimulam o estabelecimento de novos negócios.
- Investimentos no Distrito Industrial e implantação de novos negócios.
- Construção e reforma de mais de 1.200 casas populares em benefício de famílias carentes nos bairros de Santiago.
- Reforma e ampliação Centro Materno Infantil.
- Reforço às equipes de saúde, fortalecendo atendimento à mulher e ao homem.
- Consolidação do serviço odontológico gratuito no Centro de Especialidades Odontológicas, com a criação de um laboratório de próteses.
- Pioneiro no Estado na implantação da Lei Geral do Sebrae, que resulta em facilidades na abertura de novas empresas.




Em 2012, disputa e vence a reeleição para prefeito de Santiago, conquistando mais de 60% do eleitorado. Segue suas políticas de transformação de Santiago com o propósito de torná-la uma cidade inovadora.

Nesta época, consegue habilitar o município para fazer parte da Rede Internacional de Cidades Educadoras, uma das poucas do Rio Grande do Sul. O programa Cidades Educadoras abre as portas das relações internacionais para o município, trabalhando com metas estabelecidas (Educação Ambiental; Educação Fiscal; Mobilidade e Planejamento Urbano; Educação Patrimonial; Município Saudável; Participação comunitária; Promoção Humana e Santiago Empreendedora).




Na condição de prefeito, Júlio Ruivo projeta Santiago para o futuro, mantendo a busca por novos investimentos. Mais ruas são asfaltadas e pavimentadas, consolida-se o trabalho de revitalização e limpeza urbana, fazendo com que Santiago seja uma referência nesta área. Na parte econômica, consegue fazer o município avançar na participação de empresas locais no processo de compras públicas. De 5% para mais de 30%. Desta forma, o dinheiro do município segue circulando no mercado local.

Realiza trabalho de Gestão Fiscal, que confere ao município uma premiação nacional em Brasília.

Organiza o trabalho de coleta seletiva no município, fortalecendo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Aposta no incentivo às agroindústrias e no apoio às famílias rurais. Fortalece as feiras de produtor, criando novos espaços e ampliando para mais de 100 famílias trabalhando em feiras, que acontecem de segunda a sábado em pontos diferentes da cidade. Estimula a produção de orgânicos.

Realiza inúmeras obras de calçamentos, canalizações e aeroporto.

No interior, chega a quase 100% das localidades atendidas com a criação de redes de água. Inicia a implantação de certificação do sistema de inspeção municipal.

Cria a Loja do Agasalho, mantendo a distribuição gratuita de roupas às famílias carentes, durante o ano todo. Implanta academias ao ar livre nos bairros e no interior. Amplia o programa Forma e Saúde, com mais de 800 pessoas beneficiadas, em aulas de ginástica e recreação, que aproximam e estimulam laços de amizade.

Investe na qualificação de professores. Implanta educação empreendedora e educação musical nas escolas.


Implanta novas modalidades esportivas para alunos de escolas municipais, como tênis e natação. Investe na construção e ampliação de escolas, em benefício das crianças.

Consolida a rede de atenção à saúde, com mais de 200 profissionais atuando nas 11 unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESFs) nos bairros, abrangendo mais de 85% da população.

Devido a tantos investimentos, em 2015, Santiago conquista um feito inédito: é reconhecida como uma das melhores cidades de pequeno porte do Brasil. Estudo da revista Istoé/Cidades destaca Santiago: 1ª no RS em padrão de vida/15ª no Brasil; 1ª no RS em qualidade de vida/32ª no Brasil e a 1ª no RS em indicadores econômicos/ 45ª no Brasil.




Projetos Inovadores de Júlio Ruivo

- Programa Cidade Educadora.
- Implantação do modelo de gestão pública.
- Planejamento estratégico comunitário.
- Projeto Cidade Ativa.
- Santiago Terra dos Poetas (identidade cultural).
- Territórios em saúde na Estratégia de Saúde da Família.
- Projeto Eu Sou Empreendedor- Fomento a micro e pequenas empresas.
- Agricultura familiar- agroindústrai e criação de hortomercados.
- Reurbanização da cidade.
- Escolas municipais de esporte.
- Políticas salariais e de saúde para os servidores públicos municipais.


Atuação política regional de Júlio César Viero Ruivo




- Presidente do Consórcio intermunicipal Caminho das Origens (2009)
- Presidente da AM Centro- Associação dos Municípios do Centro do Estado do RS (2015).
- Presidente do Consórcio Intermunicipal da Região Central do RS (2014).
- Assessor do deputado federal Luis Carlos Heinze.


Premiações de Júlio Ruivo



- Prêmio Estadual do Sebrae: Prefeito Empreendedor (2012 e 2013).
- Prêmio Gestor Público Sindifisco (2014 e 2015).
- Prêmio de Cultura da Famurs/Codic (2014).
- Referência nacional Educação Fiscal CNM (2015).
- Referência Estadual em Educação Empreendedora Sebrae (2014 e 2015).
- Prêmio de Boas Práticas de Transparência TCE/RS (2015).

Nenhum comentário: