quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Márcio Brasil - Patrono da 20ª Feira do Livro de Santiago


Márcio de Souza Brasil nasceu em Santiago, RS, em 07 de dezembro, tem 37 anos de idade, é filho de Pedro da Silva Brasil e Celi Coelho de Souza.
Tem duas filhas, Selina e Diana.
É jornalista, repórter, diagramador, blogueiro, escritor.
Quando criança, gostava muito de ler histórias em quadrinhos e isso foi a porta de entrada para o universo dos livros.


Adolescente, despertou o gosto pelo teatro e pela oportunidade de escrever peças.
Na área da Cultura, Márcio é integrante do Centro Cultural de Santiago desde a metade da década de 1990, sendo participante do Departamento de Teatro, das oficinas ministradas por Jones Diniz, apresentações do grupo de teatro Liberdade, vencedor do I Santiago Encena, com uma peça de sua autoria. O primeiro blog de Santiago foi do Márcio Brasil, o que incentivou outras pessoas à criação desse tipo de espaço para comunicação, sendo que a questão dos blogs se tornou um fenômeno em nossa cidade.


Desde 1999 trabalha para o jornal Expresso Ilustrado. Atua como repórter, diagramador, fotógrafo, inserindo-se ao estilo comunitário do jornal e focando-se em muitas reportagens de cunho social, político e cultural, ajudando a debater importantes questões para a sociedade. Jornalista tornou-se conhecido por suas colunas literárias nesse jornal, onde vence as limitações de caracteres com criatividade, envolvendo os leitores com histórias diferentes a cada semana.


Também integrou a equipe que faz o site Nova Pauta. Foi um dos apresentadores do programa Expresso no Ar, na rádio Central FM.


De 2005 a 2008, Márcio trabalhou como chefe de gabinete da presidência da Câmara de Vereadores de Santiago, desempenhando tal função com eficiência, justamente num período em que o Legislativo passou por uma mudança histórica de criar os seus setores de contabilidade, tesouraria e assessoria jurídica, ampliando o seu espaço físico e contratação de mais profissionais. Na época, a Câmara conseguiu a doação do terreno e prédios ao lado e, desta forma, Márcio sugeriu que o Legislativo restaurasse o antigo prédio onde funcionou uma delegacia, uma escola e os Bombeiros, para que fosse criado um Auditório Cultural, dando toda a ideia do que hoje é o Auditório Cultural Caio Fernando Abreu, inclusive o nome. Desta forma, Santiago ganhou um novo espaço cultural e a Câmara ganhou mais importância e um espaço físico vital para o seu crescimento.




Em 2008, o projeto literário “Santiago do Boqueirão seus Poetas quem São” da Universidade Regional do Alto Uruguai e das Missões (URI), de Santiago, publicou um livro com alguns de seus contos reunidos e analisados pela Mestra em Letras Ana Maria Leal Buzzatto (UFSM);

Tornou-se integrante e depois presidente da Casa do Poeta de Santiago, por duas gestões, ajudando a incentivar o surgimento de jovens escritores e valorizando os veteranos.
Incentivou a publicação de vários livros, sendo um dos idealizadores do projeto Infinitamente Mulher, juntamente com integrantes da Casa da Poeta de Santiago e em parceria com o  Centro Materno Infantil, sendo que já teve seis edições de livros lançados e valorizou dezenas de escritoras de Santiago e região.



Participou de eventos literários em nossa região, feiras do livro de Santiago e Santa Maria, foi palestrante no Brasil e também na Argentina, ressaltando a importância da leitura para a construção do conhecimento.

Como fotógrafo, já foi vencedor de concursos e é autor de imagens que procuram retratar a beleza de Santiago, uma cidade educadora, cultural e promissora.
Em 2010, publicou seu primeiro livro de contos: "10 Segundos".
Em 2011, foi escolhido o patrono na formatura do curso de Letras da Ulbra.
Em 2012, veio "Frag (mo) mentos", que reúne centenas de frases escritas em seu perfil no Twitter;
Em 2013, recebeu o título de Cidadão Benemérito, concedido pela Câmara de Vereadores de Santiago.
Em 2013 publicou dois livros: "Idiossincrasias Amalgamadas", de crônicas e  a história infantil "O Clube dos Monstros".
Em 2018, está a publicar mais um livro infantil e educativo: “ A menina que veio de Saturno”. É integrante da Casa do Poeta de Santiago, do Centro Cultural Aureliano de Figueiredo Pinto e da Associação Gaúcha de Escritores.
Desde 2016, trabalha como assessor de imprensa na Prefeitura de Santiago.
Continua com suas atividades no Jornal  Expresso Ilustrado.

quinta-feira, 28 de junho de 2018

Trajetória de Júlio Ruivo



Júlio Ruivo
Júlio César Viero Ruivo (Santiago, 13 de abril de 1960) é um médico veterinário, professor universitário e político brasileiro, filiado ao Partido Progressista (PP). Foi prefeito de Santiago, de 2009 a 2016.


Vida pessoal e formação
Júlio César Viero Ruivo é filho de Benoni Ruivo e Delci Viero Ruivo. Em 1985, se formou em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Pós-graduado em Gestão Pública de Cidades, pela URI Santiago (2007). Mestre em Planejamento Urbano e Regional, UFRGS (2012). Palestrante e consultor em Gestão Pública nas instituições: URI campus Santiago, UFSM, Unisc, Unipampa, IFRS, IFMinas Gerais, Sebrae/RS, Sebrae/Minas Gerais e Prefeituras do RS. É pai de Roseana, Nathalie e Leonardo.




Carreira política


Júlio Ruivo entrou para a política aos 28 anos, se elegendo vereador no ano de 1988. Em 1992, se reelegeu com uma votação maior e se tornou presidente da Câmara de Vereadores de Santiago em 1995. Em 1997, se reelegeu para o seu terceiro mandato. Por sua conduta e boa atuação legislativa foi convidado a compor chapa com José Francisco Gorski (Chicão)e disputar a prefeitura de Santiago. Ambos venceram com grande votação. 



Em 2001, na condição de vice-prefeito assume a Secretaria de Planejamento. O período em que esteve à frente desta secretaria foram essenciais para por no papel diversos projetos que mudaram Santiago nos anos seguintes.

Em 2003, aceita o desafio de se tornar secretário de Saúde do município, função que desempenhou até o final do primeiro mandato e todo o seguinte.

Em 2004, repete a dobradinha com Chicão (prefeito) e segue como vice, aumentando a votação de ambos.

Em 2008, disputa e vence a eleição para prefeito de Santiago. Foi a primeira vez que um ex-vereador conquistou o cargo maior do município.



Prefeito de Santiago
Em 2009, inicia o mandato em meio à crise financeira internacional, com diminuição de recursos federais e estaduais. Precisa focar num trabalho de gestão para economizar, manter os serviços da Prefeitura e ainda investir. Neste seu primeiro mandato, somou diversas conquistas:


- Revitalização do centro da cidade, com asfaltamento das principais ruas.
- Construção de novas escolas de educação infantil.
- Implantação de internet gratuita nos locais públicos.
- Criação do plano de carreira para o funcionalismo.
- Implantação de planos de saúde.
- Execução de projetos de mobilidade urbana, com estruturação de avenidas.
- Consolidação da Rua dos Poetas como ponto atrativo.
- Criação da Estação do Conhecimento, com a revitalização de prédio abandonado pela RFFSA, que se tornou um memorial e o Departamento de Cultura do município.
- Incentivo ao surgimento de novas empresas e de mais empregos.
- Implantação de políticas públicas que estimulam o estabelecimento de novos negócios.
- Investimentos no Distrito Industrial e implantação de novos negócios.
- Construção e reforma de mais de 1.200 casas populares em benefício de famílias carentes nos bairros de Santiago.
- Reforma e ampliação Centro Materno Infantil.
- Reforço às equipes de saúde, fortalecendo atendimento à mulher e ao homem.
- Consolidação do serviço odontológico gratuito no Centro de Especialidades Odontológicas, com a criação de um laboratório de próteses.
- Pioneiro no Estado na implantação da Lei Geral do Sebrae, que resulta em facilidades na abertura de novas empresas.




Em 2012, disputa e vence a reeleição para prefeito de Santiago, conquistando mais de 60% do eleitorado. Segue suas políticas de transformação de Santiago com o propósito de torná-la uma cidade inovadora.

Nesta época, consegue habilitar o município para fazer parte da Rede Internacional de Cidades Educadoras, uma das poucas do Rio Grande do Sul. O programa Cidades Educadoras abre as portas das relações internacionais para o município, trabalhando com metas estabelecidas (Educação Ambiental; Educação Fiscal; Mobilidade e Planejamento Urbano; Educação Patrimonial; Município Saudável; Participação comunitária; Promoção Humana e Santiago Empreendedora).




Na condição de prefeito, Júlio Ruivo projeta Santiago para o futuro, mantendo a busca por novos investimentos. Mais ruas são asfaltadas e pavimentadas, consolida-se o trabalho de revitalização e limpeza urbana, fazendo com que Santiago seja uma referência nesta área. Na parte econômica, consegue fazer o município avançar na participação de empresas locais no processo de compras públicas. De 5% para mais de 30%. Desta forma, o dinheiro do município segue circulando no mercado local.

Realiza trabalho de Gestão Fiscal, que confere ao município uma premiação nacional em Brasília.

Organiza o trabalho de coleta seletiva no município, fortalecendo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Aposta no incentivo às agroindústrias e no apoio às famílias rurais. Fortalece as feiras de produtor, criando novos espaços e ampliando para mais de 100 famílias trabalhando em feiras, que acontecem de segunda a sábado em pontos diferentes da cidade. Estimula a produção de orgânicos.

Realiza inúmeras obras de calçamentos, canalizações e aeroporto.

No interior, chega a quase 100% das localidades atendidas com a criação de redes de água. Inicia a implantação de certificação do sistema de inspeção municipal.

Cria a Loja do Agasalho, mantendo a distribuição gratuita de roupas às famílias carentes, durante o ano todo. Implanta academias ao ar livre nos bairros e no interior. Amplia o programa Forma e Saúde, com mais de 800 pessoas beneficiadas, em aulas de ginástica e recreação, que aproximam e estimulam laços de amizade.

Investe na qualificação de professores. Implanta educação empreendedora e educação musical nas escolas.


Implanta novas modalidades esportivas para alunos de escolas municipais, como tênis e natação. Investe na construção e ampliação de escolas, em benefício das crianças.

Consolida a rede de atenção à saúde, com mais de 200 profissionais atuando nas 11 unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESFs) nos bairros, abrangendo mais de 85% da população.

Devido a tantos investimentos, em 2015, Santiago conquista um feito inédito: é reconhecida como uma das melhores cidades de pequeno porte do Brasil. Estudo da revista Istoé/Cidades destaca Santiago: 1ª no RS em padrão de vida/15ª no Brasil; 1ª no RS em qualidade de vida/32ª no Brasil e a 1ª no RS em indicadores econômicos/ 45ª no Brasil.




Projetos Inovadores de Júlio Ruivo

- Programa Cidade Educadora.
- Implantação do modelo de gestão pública.
- Planejamento estratégico comunitário.
- Projeto Cidade Ativa.
- Santiago Terra dos Poetas (identidade cultural).
- Territórios em saúde na Estratégia de Saúde da Família.
- Projeto Eu Sou Empreendedor- Fomento a micro e pequenas empresas.
- Agricultura familiar- agroindústrai e criação de hortomercados.
- Reurbanização da cidade.
- Escolas municipais de esporte.
- Políticas salariais e de saúde para os servidores públicos municipais.


Atuação política regional de Júlio César Viero Ruivo




- Presidente do Consórcio intermunicipal Caminho das Origens (2009)
- Presidente da AM Centro- Associação dos Municípios do Centro do Estado do RS (2015).
- Presidente do Consórcio Intermunicipal da Região Central do RS (2014).
- Assessor do deputado federal Luis Carlos Heinze.


Premiações de Júlio Ruivo



- Prêmio Estadual do Sebrae: Prefeito Empreendedor (2012 e 2013).
- Prêmio Gestor Público Sindifisco (2014 e 2015).
- Prêmio de Cultura da Famurs/Codic (2014).
- Referência nacional Educação Fiscal CNM (2015).
- Referência Estadual em Educação Empreendedora Sebrae (2014 e 2015).
- Prêmio de Boas Práticas de Transparência TCE/RS (2015).

Júlio Ruivo: trajetória política



 Júlio Ruivo

Prefeito de Santiago
Período 1º de janeiro de 2009
até 31º de dezembro de 2016

Antecessor(a) José Francisco Gorski (Chicão)
Sucessor(a) Tiago Gorski Lacerda

Vice-prefeito
Período 1º de janeiro de 2001
até 31 de dezembro de 2008,

Secretário de Saúde
Período 1º de setembro de 2003
até 31 de dezembro de 2008


Secretário de Planejamento
Período 1º de janeiro de 2001
até 31 de agosto de 2003


Vereador de Santiago
Período 1989 até 2000

Presidente da Câmara de Santiago
Período de 1995


Dados pessoais
Nome completo: Júlio César Viero Ruivo
Nascimento: 13 de abril de 1960
Ernesto Alves, Santiago, Rio Grande do Sul
Partido PP (1988-atualmente)
Profissão: Médico veterinário





Fotos de Júlio Ruivo- Júlio César Viero Ruivo

Júlio César Viero Ruivo. Júlio Ruivo. Prefeito de Santiago 2009 a 2016. Ex-prefeito de Santiago. Projetos: Cidade Ativa. Forma e Saúde. Bola pro Futuro. Minha Casa. Rua dos Poetas. Estação do Conhecimento. Júlio Ruivo prefeito municipal de Santiago por dois mandatos, de 2009 a 2016. Júlio Ruivo. Ex-prefeito. Júlio Ruivo. Secretário municipal de Saúde de Santiago de 2003 a 2008. Júlio César Viero Ruivo de Santiago-RS. Secretário de Planejamento de 2001 a 2003. Júlio Ruivo. Vereador por três mandatos. Presidente da Câmara de Vereadores de Santiago no ano de 1995.

Júlio Ruivo. Médico veterinário, UFSM (1985). Pós-graduado em gestão pública de cidades pela URI Santiago. Júlio César Viero Ruivo. Mestre em Planejamento Urbano, UFRGS (2012). Ruivo 11. Júlio César Viero Ruivo.

Júlio César Viero Ruivo. Júlio Ruivo. Prefeito de Santiago 2009 a 2016. Ex-prefeito de Santiago. Projetos: Cidade Ativa. Forma e Saúde. Bola pro Futuro. Minha Casa. Rua dos Poetas. Estação do Conhecimento. Júlio Ruivo prefeito municipal de Santiago por dois mandatos, de 2009 a 2016. Júlio Ruivo. Ex-prefeito. Júlio Ruivo. Secretário municipal de Saúde de Santiago de 2003 a 2008. Júlio César Viero Ruivo de Santiago-RS. Secretário de Planejamento de 2001 a 2003. Júlio Ruivo. Vereador por três mandatos. Presidente da Câmara de Vereadores de Santiago no ano de 1995.

Júlio Ruivo. Médico veterinário, UFSM (1985). Pós-graduado em gestão pública de cidades pela URI Santiago. Júlio César Viero Ruivo. Mestre em Planejamento Urbano, UFRGS (2012). Ruivo 11. Júlio César Viero Ruivo.

Júlio César Viero Ruivo. Júlio Ruivo. Prefeito de Santiago 2009 a 2016. Ex-prefeito de Santiago. Projetos: Cidade Ativa. Forma e Saúde. Bola pro Futuro. Minha Casa. Rua dos Poetas. Estação do Conhecimento. Júlio Ruivo prefeito municipal de Santiago por dois mandatos, de 2009 a 2016. Júlio Ruivo. Ex-prefeito. Júlio Ruivo. Secretário municipal de Saúde de Santiago de 2003 a 2008. Júlio César Viero Ruivo de Santiago-RS. Secretário de Planejamento de 2001 a 2003. Júlio Ruivo. Vereador por três mandatos. Presidente da Câmara de Vereadores de Santiago no ano de 1995.

Júlio Ruivo. Médico veterinário, UFSM (1985). Pós-graduado em gestão pública de cidades pela URI Santiago. Júlio César Viero Ruivo. Mestre em Planejamento Urbano, UFRGS (2012). Ruivo 11. Júlio César Viero Ruivo.

Júlio César Viero Ruivo. Júlio Ruivo. Prefeito de Santiago 2009 a 2016. Ex-prefeito de Santiago. Projetos: Cidade Ativa. Forma e Saúde. Bola pro Futuro. Minha Casa. Rua dos Poetas. Estação do Conhecimento. Júlio Ruivo prefeito municipal de Santiago por dois mandatos, de 2009 a 2016. Júlio Ruivo. Ex-prefeito. Júlio Ruivo. Secretário municipal de Saúde de Santiago de 2003 a 2008. Júlio César Viero Ruivo de Santiago-RS. Secretário de Planejamento de 2001 a 2003. Júlio Ruivo. Vereador por três mandatos. Presidente da Câmara de Vereadores de Santiago no ano de 1995.

Júlio Ruivo. Médico veterinário, UFSM (1985). Pós-graduado em gestão pública de cidades pela URI Santiago. Júlio César Viero Ruivo. Mestre em Planejamento Urbano, UFRGS (2012). Ruivo 11. Júlio César Viero Ruivo.

Júlio César Viero Ruivo. Júlio Ruivo. Prefeito de Santiago 2009 a 2016. Ex-prefeito de Santiago. Projetos: Cidade Ativa. Forma e Saúde. Bola pro Futuro. Minha Casa. Rua dos Poetas. Estação do Conhecimento. Júlio Ruivo prefeito municipal de Santiago por dois mandatos, de 2009 a 2016. Júlio Ruivo. Ex-prefeito. Júlio Ruivo. Secretário municipal de Saúde de Santiago de 2003 a 2008. Júlio César Viero Ruivo de Santiago-RS. Secretário de Planejamento de 2001 a 2003. Júlio Ruivo. Vereador por três mandatos. Presidente da Câmara de Vereadores de Santiago no ano de 1995.

Júlio Ruivo. Médico veterinário, UFSM (1985). Pós-graduado em gestão pública de cidades pela URI Santiago. Júlio César Viero Ruivo. Mestre em Planejamento Urbano, UFRGS (2012). Ruivo 11. Júlio César Viero Ruivo.


Júlio César Viero Ruivo. Júlio Ruivo. Prefeito de Santiago 2009 a 2016. Ex-prefeito de Santiago. Projetos: Cidade Ativa. Forma e Saúde. Bola pro Futuro. Minha Casa. Rua dos Poetas. Estação do Conhecimento. Júlio Ruivo prefeito municipal de Santiago por dois mandatos, de 2009 a 2016. Júlio Ruivo. Ex-prefeito. Júlio Ruivo. Secretário municipal de Saúde de Santiago de 2003 a 2008. Júlio César Viero Ruivo de Santiago-RS. Secretário de Planejamento de 2001 a 2003. Júlio Ruivo. Vereador por três mandatos. Presidente da Câmara de Vereadores de Santiago no ano de 1995.

Júlio Ruivo. Médico veterinário, UFSM (1985). Pós-graduado em gestão pública de cidades pela URI Santiago. Júlio César Viero Ruivo. Mestre em Planejamento Urbano, UFRGS (2012). Ruivo 11. Júlio César Viero Ruivo.