Márcio de Souza Brasil nasceu em Santiago, RS, em 07 de dezembro, tem 37 anos de idade, é filho de Pedro da Silva Brasil e Celi Coelho de Souza.
Tem duas filhas, Selina e Diana.
É jornalista, repórter, diagramador, blogueiro, escritor.
Quando criança, gostava muito de ler histórias em quadrinhos e isso foi a porta de entrada para o universo dos livros.
Adolescente, despertou o gosto pelo teatro e pela oportunidade de escrever peças.
Na área da Cultura, Márcio é integrante do Centro Cultural de Santiago desde a metade da década de 1990, sendo participante do Departamento de Teatro, das oficinas ministradas por Jones Diniz, apresentações do grupo de teatro Liberdade, vencedor do I Santiago Encena, com uma peça de sua autoria. O primeiro blog de Santiago foi do Márcio Brasil, o que incentivou outras pessoas à criação desse tipo de espaço para comunicação, sendo que a questão dos blogs se tornou um fenômeno em nossa cidade.
Desde 1999 trabalha para o jornal Expresso Ilustrado. Atua como repórter, diagramador, fotógrafo, inserindo-se ao estilo comunitário do jornal e focando-se em muitas reportagens de cunho social, político e cultural, ajudando a debater importantes questões para a sociedade. Jornalista tornou-se conhecido por suas colunas literárias nesse jornal, onde vence as limitações de caracteres com criatividade, envolvendo os leitores com histórias diferentes a cada semana.
Também integrou a equipe que faz o site Nova Pauta. Foi um dos apresentadores do programa Expresso no Ar, na rádio Central FM.
De 2005 a 2008, Márcio trabalhou como chefe de gabinete da presidência da Câmara de Vereadores de Santiago, desempenhando tal função com eficiência, justamente num período em que o Legislativo passou por uma mudança histórica de criar os seus setores de contabilidade, tesouraria e assessoria jurídica, ampliando o seu espaço físico e contratação de mais profissionais. Na época, a Câmara conseguiu a doação do terreno e prédios ao lado e, desta forma, Márcio sugeriu que o Legislativo restaurasse o antigo prédio onde funcionou uma delegacia, uma escola e os Bombeiros, para que fosse criado um Auditório Cultural, dando toda a ideia do que hoje é o Auditório Cultural Caio Fernando Abreu, inclusive o nome. Desta forma, Santiago ganhou um novo espaço cultural e a Câmara ganhou mais importância e um espaço físico vital para o seu crescimento.
Em 2008, o projeto literário “Santiago do Boqueirão seus Poetas quem São” da Universidade Regional do Alto Uruguai e das Missões (URI), de Santiago, publicou um livro com alguns de seus contos reunidos e analisados pela Mestra em Letras Ana Maria Leal Buzzatto (UFSM);
Tornou-se integrante e depois presidente da Casa do Poeta de Santiago, por duas gestões, ajudando a incentivar o surgimento de jovens escritores e valorizando os veteranos.
Incentivou a publicação de vários livros, sendo um dos idealizadores do projeto Infinitamente Mulher, juntamente com integrantes da Casa da Poeta de Santiago e em parceria com o Centro Materno Infantil, sendo que já teve seis edições de livros lançados e valorizou dezenas de escritoras de Santiago e região.
Participou de eventos literários em nossa região, feiras do livro de Santiago e Santa Maria, foi palestrante no Brasil e também na Argentina, ressaltando a importância da leitura para a construção do conhecimento.
Como fotógrafo, já foi vencedor de concursos e é autor de imagens que procuram retratar a beleza de Santiago, uma cidade educadora, cultural e promissora.
Em 2010, publicou seu primeiro livro de contos: "10 Segundos".
Em 2011, foi escolhido o patrono na formatura do curso de Letras da Ulbra.
Em 2012, veio "Frag (mo) mentos", que reúne centenas de frases escritas em seu perfil no Twitter;
Em 2013, recebeu o título de Cidadão Benemérito, concedido pela Câmara de Vereadores de Santiago.
Em 2013 publicou dois livros: "Idiossincrasias Amalgamadas", de crônicas e a história infantil "O Clube dos Monstros".
Em 2018, está a publicar mais um livro infantil e educativo: “ A menina que veio de Saturno”. É integrante da Casa do Poeta de Santiago, do Centro Cultural Aureliano de Figueiredo Pinto e da Associação Gaúcha de Escritores.
Desde 2016, trabalha como assessor de imprensa na Prefeitura de Santiago.
Continua com suas atividades no Jornal Expresso Ilustrado.